A Nossa História

A história do Cremosinho começa na Região Centro-Oeste do Brasil, no final dos anos 90, na cidade de Ceres – Goiás, a partir de uma receita caseira de uma querida vovó em mais um dos acasos da vida. Importante frisar que esse acaso foi responsável pelo surgimento de um dos produtos mais populares do Norte-Nordeste o Cremosinho; 

Como essa descoberta surgiu numa pequena cozinha de uma determinada cidadezinha do interior, a produção, na época, era bastante simples e rudimentar, de modo que os saquinhos eram amarrados artesanalmente à mão um a um. 

No ano 2000, começando a saga pelo Nordeste, iniciou-se a produção industrial na cidade de São José do Ribamar, no Maranhão, onde um fato dificultou a sua permanência.  Ali não existia oferta suficiente de leite que pudesse atender plenamente a necessidade da fábrica. Assim, depois de três anos produzindo no Maranhão, a fábrica foi transferida para o município de Pedra, no estado de Pernambuco, região detentora de grande bacia leiteira, onde a primeira produção ocorreu em 08/03/2003. Contudo, se nesse município o leite era abundante, por outro lado, havia escassez de água, dificultando sobremaneira a produção da fábrica. 

Novamente, o acaso resolveu traçar o destino do Cremosinho, quando o antigo proprietário encontrou, num almoço em algum restaurante na BR 232, o Sr. João Mendonça, prefeito da cidade de Belo Jardim (PE). Naquele encontro, as informações do Sr. João foram convincentes e suficientes para a nova transferência da fábrica, desta feita para Belo Jardim (PE), tendo em vista a abundância de água e a existência de uma grande bacia leiteira, além do oferecimento de instalações físicas para o funcionamento da indústria. 

Assim, iniciaram-se as obras em fevereiro de 2004 e inaugurada em 22/08/2004, concretizando, assim, mais uma mudança de localização da empresa, agora, para Belo Jardim, Pernambuco. 

Vale registrar que a empresa funcionava de forma individualizada até a sua assunção pelo Grupo Doce Mel em 2007, quando em janeiro desse ano, o Grupo, um dos maiores processadores de frutas do Brasil, assumiu a fábrica, em Belo Jardim, mantendo a receita Original da Vovó. 

Consequentemente, em seguida, foram implementadas melhorias em todos os sentidos, tendo em vista as vantagens competitivas em função de o Cremosinho estar, agora, inserido na estrutura de um Grupo Empresarial com mais de 30 anos de experiência no mercado de alimentos. 

Como resultados positivos dessa nova situação empresarial, podem-se citar o fortalecimento da marca, com a inserção da palavra “Original”. E do lado da logística/gestão: uma grande reforma, melhorando e ampliando as instalações e incrementando a produção de sorvetes e picolés, bem como a priorização dos benefícios dos colaboradores. 

Hoje, a fábrica, em Belo Jardim, com 5.000 m² de área construída, proporciona emprego e renda para os moradores do município, vez que gera 60 empregos diretos. Possui equipamentos modernos e ampliou seu portfólio de produtos. 

Com a atual estrutura conseguiu-se harmonizar, em todos os níveis, o grau de capacidade produtiva com o nível de demanda, podendo, assim, atender com qualidade e presteza todos os seus clientes, que é o mais importante dos objetivos de qualquer empresa do mundo